30 de Junho de 2016 0 comentários
Olá criativos!
Hoje, venho partilhar com vocês, um problema que acho que deve ser bem comum entre os criativos, que é colocar todos os padrões cromáticos, do projeto, seja uma campanha publicitária, manual de Identidade Visual e projetos Webs. E sempre me perguntava se existia alguma forma de ter todos esses padrões de uma só vez. Bem, até esses dias não tinha visto nenhuma solução mais definida, temos algumas ferramentas que podemos ter ao nosso favor para ter combinações de cores como:
Enfim. O que me motivou a fazer esse artigo, foi do fato de ter ganhado uma cartela de cores e não poder converte-la, pois é eu ganhei uma cartela de cores de uma colega da faculdade que é mais focada em design de interiores, ela me deu pensando que tinha as escalas em CMYK, eu até fiquei ansioso, mas para a minha decepção não tinha. Que pena! Fiquei com a paleta mesmo assim até conseguir, pois a paleta de cor era de um sistema de cor diferente. Não era pantone, (kk bem que eu queria que fosse *-*) é de uma escala usada pelas tintas Coral, um sistema proprietário (acredito) “Dulux”, que está baseada no sistema de cores de Munsell.
“ O sistema MUNSELL considera os matizes P: roxo: B:blue ou azul , G: Green ou verde, Y: yellow ou amarelo, R: red ou vermelho. Os matizes são representados pelas cores simples (vermelha, amarela, verde, azul, e roxa) e suas combinações, mas para os solos os matizes variam de 10R a 2,5Y; além das cores neutras (G e B).”
A figura abaixo apresenta os matizes na tabela Munsell.
Mais informações> Aqui
Contudo, eu estava insatisfeito pois não encontrava uma forma de converter as cores e seus padrões, foi então que fui buscar diretamente no Google pelo código da cor que eu queria converter, e adivinhem? Encontrei uma ferramenta muito top, que pode ajudar todos os Designers e afins (que ainda não sabem) à colocar aquele projeto para andar, chega de depender de Softwares para ir convertendo cor por cor, e que tal se você colocasse um único código e a ferramenta te desses todos os padrões cromáticos e ainda se preocupasse até com variações para pessoas que tem Daltonismo? Seria o Máximo em? E imagina você ter isso como uma enciclopédia de cores? É chega de perguntas!
Desenvolvido por Martin Gallagher, uma enciclopédia digital completa para usar e abusar e também para que você nomeie as cores com o nome correto. No Encycolorpédia você encontra todos os modos de cores possíveis para se trabalhar:
Outro site similar é o E-PAINT. E não acaba por ai também gostaria de mostrar para vocês algumas ferramentas para daltonismo! Tudo isso para melhorar seus projetos.VISCHECK
É uma simulação em computador de todo o processo da visão humana. O modelo pode ser dividida em três partes. Vischeck é uma forma de mostrar o que as coisas parecem com alguém que é daltônico. COLOR ORACLE. É um simulador de daltonismo livre para Janela, Mac e Linux. E para finalizar desfrutem de alguns aplicativos de composições e de acessibilidade visual do DR. Assada:
Via: http://www.designculture.com.br/acabe-seus-problemas-com-conversoes-de-cores
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024