29 de Novembro de 2021 0 comentários
Sabia que cada detalhe em um anúncio, produto ou serviço sendo divulgado afeta diretamente a percepção dos consumidores? Muitas vezes características que parecem apenas pormenores podem estimular ou desencorajar compras, como é o caso das cores, que exercem um papel muito importante no marketing.
Conhecer o significado das cores e utilizá-las corretamente pode ajudar o seu negócio a alcançar um público maior e conquistar mais clientes.
A psicologia das cores não é nenhum segredo, na verdade, é um estudo que classifica e estrutura as sensações, interpretações e influências nas ações que as cores podem ter nas pessoas.
Esse assunto é muito discutido tanto no mundo do design, quanto do marketing, porque tem o poder de influência sobre os consumidores e pode ajudar a aumentar as taxas de conversão quando usado corretamente.
E não é apenas no meio do marketing que as cores têm significados, seu sentido também é explorado pela moda, arte, placas de avisos, regras de trânsitos e em diversos outros contextos.
Aprender a utilizar as cores corretamente irá expandir a possibilidade de gerar resultados através de sua comunicação visual.
Confira o nosso artigo para entender melhor o que é a psicologia das cores, como seus significados podem influenciar a taxa de conversão e descobrir dicas que podem ajudar a tomar a melhor decisão na hora de escolher uma cor para o seu negócio.
O que é psicologia das cores?
Psicologia das cores é o estudo que relaciona as cores e o comportamento humano. Através dos estudos é possível analisar e entender como cada cor pode afetar decisões cotidianas e causar efeitos, como mudança de sentimentos, emoções, desejo e mais.
As pesquisas feitas nesta área tentam entender o significado das cores através de questionamentos: “como a cor de uma peça de roupa influenciou uma compra?”, “a cor de um ícone de aplicativo pode aumentar seu número de downloads?”, “as cores de uma embalagem podem afetar a decisão de compra?”, entre outras perguntas.
Geralmente a resposta para estas perguntas é sim. No entanto, a justificativa pode ser diferente em cada caso, pois uma mesma cor pode ter significados diferentes dependendo de seu contexto e das pessoas que a estão enxergando.
Os motivos que fazem as pessoas interpretar as cores de forma diferente são vários, como país, valores, idade, orientação sexual, etc.
Psicologia das cores x Significado das cores
Toda vez que a psicologia das cores é um assunto abordado, o significado das cores é citado. Mas qual é a diferença entre estes termos?
O significado das cores é um termo derivado do estudo da psicologia das cores, porém, estas terminologias podem variar de acordo com o contexto.
A psicologia estuda a associação de sentimentos, lembranças e emoções ligadas às cores através de pesquisas científicas. Enquanto o significado da cor é usado para expressar quais sentimentos e emoções estão associados a uma cor específica.
Também é importante ter conhecimento que em alguns contextos como crenças populares, superstições e na espiritualidade, as cores podem ter significados diferentes.
Por isso é muito importante conhecer bem seu público e a importância de cada cor antes de tomar uma decisão em seu negócio. Aprender sobre o contexto dos seus clientes em potencial irá evitar escolhas equivocadas e poderá fortalecer sua marca ao associá-la com as cores “corretas” para seu público-alvo.
Por que a psicologia das cores é importante para os negócios?
As imagens são muito importantes para estratégias de marketing. Através delas, é possível impactar os consumidores e conquistar sua atenção apenas com sua visualização.
Enquanto isso, textos precisam do engajamento e interesse dos consumidores, para que leiam a mensagem e as interpretem. Um processo mais longo, enquanto imagens têm um impacto instantâneo.
As cores são uma parte integral das imagens. Após entender o significado de cada uma delas, será possível criar imagens com uma chance maior de despertar o interesse do seu público-alvo apenas com o ato de vê-las.
A escolha correta de cores também irá ajudar a construir uma identidade de marca coesa, capaz de conquistar seu público com mais facilidade. Estas escolhas irão ajudar a transmitir os valores da empresa com mais clareza, facilitando o processo de identificação por parte do público.
Qual o significado das cores?
Significado das cores: cor vermelha
A cor vermelha é associada à paixão, ação, energia, fome, perigo, força, velocidade, calor, amor, fogo. É uma das cores mais intensas e está relacionada com sentimentos fortes. Isso significa que se usada de forma exagerada, pode despertar emoções negativas como raiva, agressão e medo. Portanto, é bom medir a dose certa na hora de usá-la.
No marketing, o vermelho é uma excelente cor para chamar a atenção dos consumidores. Geralmente seu uso está associado a chamadas de ação, como “compre agora” e “aproveite a promoção”. Por estimular ações e a sensação de urgência, esta é uma das cores mais usadas no varejo.
Uma das marcas que tem o vermelho como característica é o McDonald’s. Sua utilização busca reforçar as ideias de energia, felicidade e principalmente fome, associando sensações e ideias positivas à marca.
Significado das cores: cor laranja
A cor laranja está associada ao humor, entusiasmo, criatividade, amizade, energia, vibração, calor, equilíbrio, alegria, confiança, aventura. O laranja também é uma cor intensa, porém menos agressiva que o vermelho e mais agradável aos olhos.
Devido às sensações e emoções ligados a ela, a cor é bastante usada em conteúdos e anúncios descontraídos e divertidos.
Um dos principais exemplos de marcas que utilizam o laranja é a Nickelodeon, um canal televisivo infantil. Essa escolha reforça a criatividade, alegria, acessibilidade e espírito jovem do canal que tem crianças como seu público-alvo exclusivo.
Significado das cores: cor amarela
A cor amarela está diretamente ligada ao sol, por isso os sentimentos positivos associados a ela são: otimismo, felicidade, alegria, calor, idealismo, imaginação, esperança, verão, sabedoria. Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo.
Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade. Por ser muito forte e impactante, geralmente é usada no plano de fundo de imagens ou como destaque. Também é bastante utilizada em chamadas para ação, na maior parte das vezes, junto ao vermelho.
Apesar de usar mais a cor vermelha em seu material visual, a marca McDonald’s é amarela. Essa é uma escolha que busca associar a empresa a sensações de alegria e liberdade. Outra marca que usa a cor busca de ser ligada à jovialidade, energia, calor e otimismo é a Renault.
Significado das cores: cor rosa
A cor rosa está associada com: delicadeza, feminilidade, inocência, saúde, felicidade, satisfação, charme, brincadeira, leveza, romantismo. Muitas vezes é usada em marcas e produtos infantis, por também remeter à brincadeiras e descontração.
Um dos exemplos mais tradicionais do uso da cor rosa no marketing é a marca Barbie. Os tons de rosa são característicos e ajudaram a tornar a linha de brinquedo conhecida mundialmente.
Significado das cores: cor azul
Assim como o amarelo está diretamente ligado ao sol, o azul está relacionado ao mar e ao céu. Por isso a cor azul está associada a: espiritualidade, fé, contentamento, paz, tranquilidade, calma, lealdade, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia.
Segundo o estudo das cores, em alguns contextos o azul também pode representar frieza, tristeza e depressão, então esteja atento quanto a sua utilização.
No contexto do marketing, a cor geralmente é utilizada para emitir a sensação de tranquilidade e calma. O azul também é uma escolha muito popular para marcas de tecnologia, como a Dell, Twitter, Skype e hp.
Significado das cores: cor verde
A cor verde está fortemente ligada ao conceito de natureza e a ideia de dinheiro. Além disso, também está associada às emoções e sentimentos de: meio ambiente, saudável, tenacidade, autoconsciência, fertilidade, orgulho, cura, calma, perseverança, imutabilidade, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade.
Além disso, a cor também pode ser associada a conceitos negativos, como inveja, imaturidade e ciúme.
Geralmente empresas ligadas à saúde e ao bem-estar utilizam tons de verde em suas marcas e identidade visual.
A John Deere é uma das marcas mundialmente conhecidas que usa o verde. A cor é característica tanto em sua identidade visual, quanto em seus produtos, associando a marca ao meio ambiente, campo, fertilidade, orgulho e tenacidade.
Significado das cores: cor roxa
Historicamente a cor roxa está ligada à nobreza e a realeza, ela também pode ser associada a: espiritualidade, erotismo, cerimônia, o misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, criatividade, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
Algumas marcas conhecidas que utilizam o roxo são a Vivo e a Twitch, associando sua identidade visual à intimidade e comunicação.
Significado das cores: cor marrom
A cor marrom está associada a elementos como segurança, conforto, terra, madeira, pedra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, rústico, simplicidade.
Muitas vezes não é a primeira opção quando pensamos em design para marcas, porém a cor pode ser muito bem aplicada na identidade visual de empresas de produtos naturais, alimentos e móveis.
A Cacau Show é um exemplo que utiliza bem o marrom em sua identidade visual, associando sua imagem de todas as maneiras ao chocolate.
Significado das cores: cor branca
A cor branca está associada a: paz, humildade, tranquilidade, bondade, inocência, precisão, amor, respeito, limpeza, neve, inverno, casamento, frio.
Por ser uma cor neutra, acaba sendo muito usada no plano de fundo de imagens e sites. O contraste com fontes pretas facilita a leitura e gera uma boa experiência de navegação para os usuários de uma loja virtual.
Uma das marcas muito conhecida por utilizar diversas versões brancas de seu logo é a Adidas.
Significado das cores: cor preta
A cor preta também é neutra, porém poderosa. Geralmente está associada a: sofisticação, formalidade, poder, elegância, riqueza, mistério, estilo, sexualidade. A cor também representa vários conceitos negativos, como: medo, tristeza, mal, remorso e raiva.
Por ser uma cor neutra, é muito utilizado junto a outras cores, principalmente o branco e o dourado. Algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o preto em seu logo estão ligadas à moda e ao luxo, como GUCCI, Chanel, Nike e Puma.
Significado das cores: cor cinza
Por fim, o significado da cor cinza está ligado ao equilíbrio e à neutralidade. Por ser uma cor que chama pouca atenção, geralmente é utilizada em cabeçalhos, gráficos e plano de fundo para dar destaque a outros elementos. Além disso, a cor também evoca emoções negativas como depressão, monotonia e perda.
Uma das marcas que usa a cor cinza tanto em sua logo como em seus produtos é a Apple. Seu site e suas interfaces também utilizam bastante a cor, emitindo uma sensação de equilíbrio, leveza e limpeza em seus produtos.
Como usar a psicologia das cores no marketing
Agora que você já sabe a importância da psicologia das cores o significado de cada cor, é hora de entender como este conhecimento pode ser aplicado de forma prática no marketing.
Afinal, segundo a pesquisa realizada pela Quick Sprout, 92,6% das pessoas consideram as características visuais mais importantes na hora de comprar e cerca de 90% tomam uma decisão baseada apenas na cor. Portanto, ignorar o estudo das cores em sua identidade visual pode prejudicar os resultados de uma empresa.
A boa notícia é que existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar você a escolher um esquema de cores harmônicas para o seu negócio. Uma das formas mais básicas de fazer isso é através do estudo das cores complementares.
Dicas para não errar na hora de escolher as cores
É comum encontrar empresas que cometem erros na escolha das cores que compõem sua identidade visual. Algo que geralmente acontece porque empreendedores utilizaram sua preferência pessoal ou tomaram uma decisão a partir do senso comum.
Para evitar errar na hora de escolher as cores do seu negócio, confira as dicas a seguir.
A escolha é para seus clientes: por mais que seja difícil abandonar a preferência pessoal, é preciso entender que a escolha das cores deve ser pensada para agradar seu público. Analise e pesquise a opinião dos consumidores em seu setor para fazer uma escolha embasada que irá ajudar seu empreendimento a ter melhores resultados.
Deixe os preconceitos de lado: é muito importante considerar dados e referências científicas em sua decisão. Não assuma que a cor rosa é para mulheres e a cor azul é para homens, em seu setor, isso pode ser diferente. Busque por pesquisas que levem em consideração o perfil do seu público.
Defina um limite de cores: usar muitas cores em sua identidade visual pode deixá-la carregada e confusa. No máximo, utilize 3 cores diferentes. Uma dica que designers dão é a proporção de 60% da cor dominante, 30% da cor secundária e 10% da cor nos detalhes.
Crie uma paleta de cores harmônicas: entender quais as cores preferidas do seu público não é o suficiente. Para criar identidades visuais coesas e eficientes é preciso usar cores harmônicas entre si. Faça isso usando as ferramentas citadas logo acima, como COLOURlovers e Adobe Color.
Preparado para aplicar a psicologia das cores no seu negócio?
Entender o significado das cores é importante para tomar as decisões corretas relacionadas à parte visual de suas estratégias de marketing e até mesmo no desenvolvimento de uma identidade visual.
Via: Jivo Chat
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