16 de Agosto de 2018 0 comentários
Você sabe qual é a diferença entre RGB e CMYK? Neste post vamos explicar tudo direitinho, acompanhe: A abreviatura RGB pertence ao sistema de cores formadas por vermelho, que corresponde a Red em inglês, pelo Verde, em inglês Green e pelo Azul, que é Blue. Sua atividade fundamental é reproduzir cores em aparelhos como monitores de computador, televisores, câmeras, entre outros. Seu modelo tem base na visão tricromática e seu uso é um padrão para a apresentação de cores, que são combinadas, gerando assim outras cores secundárias.
Porém, não quer dizer que cores do sistema RGB sejam as primárias como as utilizadas por impressoras, sendo estas o Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Sua mistura não é exata, mas pode ser nitidamente percebida pelos olhos humanos. As cores podem variar entre os níveis completamente escuro, que é o preto, e completamente claro, que é o branco. E esta representação é numérica, fazendo uso da escala de 0 a 255, podendo também ser fracionado.
Já a abreviatura CMYK, corresponde ao sistema de cores primárias, citado anteriormente, como o Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e, seu esquema de funcionamento é devido à absorção de luz que gera a visibilidade de tais cores. O sistema CMYK é trabalhado em fotocopiadoras e impressoras, fazendo a mistura destas cores primárias para gerar as secundárias como: rosa, roxo, vermelho, entre outras. Normalmente é utilizado na impressão de materiais gráficos e no design de embalagens, por exemplo.
O preto foi incluído, porque a princípio se conseguiu obtê-lo misturando as três cores primárias, porém, não ficou puro e deixou a tinta muito mais grossa, não secando facilmente em caso de impressão. Geralmente impressões em preto são solicitadas para letras e detalhes pequenos, sendo que a mistura das três cores para gerá-lo também atrapalha, além de ter custo maior do que somente a tinta preta pura. Tal sistema de cores permite impressão de imagens e formas de maneira perfeita e é possível até mesmo se brincar com as sobreposições, ângulos e mais.
Então, o padrão de sistema CMYK é empregado em impressões, enquanto o padrão de sistema RGB é empregado em monitores e televisões. Sendo que o CMYK é uma variação do sistema RGB para que se possa aplica-lo ao papel, não com total igualdade, pois não é possível que todas as cores vistas ao olho humano pelo monitor possam ser transferidas ao papel. Onde, o espectro de cores do sistema CMYK é bem menor que o espectro de cores do sistema RGB. Há também diversos outros padrões de cores, mas estes são os principais.
Via: Designers Brasileiros
https://designersbrasileiros.com.br/
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024