Blog

img

Adesivos de Vinil x Adesivos de Papel? Qual a diferença?

03 de Maio de 2018 0 comentários

Tanto o adesivo de vinil quanto o adesivo de papel são itens que podem ser usados para os mais diversos fins, com possibilidades que trafegam desde a personalização de brindes, adesivação de veículos, aplicação decorativa em paredes, vitrines, distribuição em campanhas, impressão de fotos, customização de objetos, embalagens e outra infinidade de opções.

Uma dúvida bem comum é sobre as diferenças e especificidades dos diferentes tipos de adesivos. Afinal, quais principais diferenças entre os adesivos de vinil e de papel?

Adesivo de vinil

Chamado de cloreto de vinila, policloreto de polivinilha, policloreto de vinil ou simplesmente vinil, este material é bem rentável e requer atenção no que diz respeito às suas aplicações e descarte.

Adesivo Vinil

Resistente, impermeável e flexível, estas são as características que mais se destacam para este tipo de adesivo. Ele também permite diferentes texturas e cores, e exige cuidados especiais no tocante à impressão, uma vez que jamais devem ser impressos em uma impressora comum que trabalhe com tintas pigmentadas e/ou corantes, por exemplo.

O adesivo de vinil tem um vasto leque de aplicações no mercado, sendo usado principalmente em superfícies como vidros, vitrines, decoração de ambientes, paredes, veículos, cuja aplicação necessite ou não que o adesivo seja recortado. Também muito utilizado para rotulagem de produtos que precisam ter contato com água ou que ficam expostos à ambientes úmidos ou mais agressivos.

O ideal é que se produza adesivo de vinil em impressoras de grande porte, que utilize tintas solventes, caso do plotter, por exemplo. Impressoras comuns não suportam a impressão de adesivo de vinil, podendo inclusive se danificar caso haja alguma tentativa neste sentido.

Apenas o uso de maquinário e tinta específicos são capazes de transpor a impermeabilidade do vinil, portanto, ao buscar por este tipo de material é preciso solicitar os serviços de uma gráfica especializada. 

Adesivo de papel

Mais usual e possui um custo mais acessível que o adesivo em vinil, mas em contrapartida, não oferece a mesma resistência e versatilidade.

Adesivo de papel

As principais indicações para o adesivo de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembranças personalizadas, adesivos promocionais dentre outras aplicações. Em comparação ao adesivo de vinil, há ainda algumas ressalvas, por exemplo: o adesivo de papel pode enrrugar com umidade constante e ser for necessária a remoção ele deixará muito mais resíduo do que o adesivo de vinil.

Sendo assim, é comum que a utilização do adesivo de papel tenha seu foco para finalidades internas. Para situações onde o adesivo exige maior resistência, o vinil é sempre o mais indicado.

 

Via: Futura Express

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar